GRANDE PRÉMIO DE ESPANHA DE MOTOGP. CIRCUITO DE JEREZ



http://motospaixaoeliberdade.anildomotta.com.br

Grande prémio de Espanha de Motogp

A próxima paragem do motogp o circuito de Jerez. Encontra-se nos arredores de Jerez de la fronteira em Espanha a praticamente 100 km a sudoeste de Sevilha, e foi inaugurado em Dezembro de 1985 para a realização do primeiro evento internacional de motos. O circuito tem uma capacidade para receber até 125.000 expectadores o que seria considerado ideal para as corridas de formula 01 mais derivado a sua posição geografica muito a sul de Espanha foi transferido para Barcelona em 1990.




O que torna o circuito de Jerez extremamente atractivo é o fato de termos a nossa disposição temperaturas fantásticas em uma região de Espanha bem perto da fronteira com Portugal gozando assim de um clima quente e ideal para as nossas amiguinhas de 2 rodas.

Valentino Rossi

Esse magnifico circuito com as suas 16 curvas e uma reta de 600m tem 4.218 km e já apresentou magnificas corridas protagonizadas por pilotos como Senna, Piquet, Mansell, Patresse, Nannini … e varios outros pilotos que tornaram as pistas de Jerez famosas em todo o mundo. Os fantasticos testes de motos efetuados pela conhecida Masterbike que reune as melhores motos do mundo, para serem testadas até o limite tendo como embaixador o famoso expiloto Randy Mamola, quem nunca ouviu falar desse maluco?

A paixão dos espanhóis pelas motos é simplesmente fascinante e de certa forma fanática, eles transformam as idas ao circuito de Jerez durante o mundial de motos, um evento sagrado cumprindo de forma religiosa essa missão, deixa-nos a ideia de que Jerez está para os espanhóis assim como Meca está para os muçulmanos e aqui em Portugal não ficamos indiferente, contamos cada dias até chegar a data dessa viagem maravilhosa para assistir os melhores pilotos do mundo a se degladiarem de forma decidida e rebelde em busca do pódio

O Jorge Lorenzo está vibrando com essa corrida na qual terá o apoio de mais de 100.000 espectadores e foi onde no ano passado teve a sua primeira vitória no campeonato. Quem não se lembra o Lorenzo na última volta efectuar uma ultrapassagem fulminante no Dani Pedrosa conquistando o pódio depois de ter ficado em 2º lugar no Qatar, a partir desse momento o Lorenzo sentiu-se realmente preparando para conquistar o mundial de motogp.

                                                          Palavras de Lorenzo.

“Não podemos fazer previsões para domingo, mas a minha equipa e eu vamos trabalhar o máximo possível para estarmos na frente. Jerez é um local especial para mim, talvez a melhor pista do mundo. Quando tinha apenas 15 anos, no dia depois do meu aniversário, corri aqui pela primeira vez perante 100.000 pessoas.”

Ben Spies o companheiro de equipe do Lorenzo o ano passado nesta pista não teve grande sorte sofrendo uma queda durante a corrida, mais está disposto a pontuar esse ano ao lado de Lorenzo e dará o seu melhor de acordo com as suas palavras.

                                                           Palavras de Ben Spies

“Tenho assuntos pendentes aqui em Jerez,” “Gostei muito de correr aqui no ano passado e fiquei desapontado por ter somado alguns pontos na corrida. Agora estou de volta com uma máquina de fábrica, pelo que acredito que o resultado deverá ser um pouco diferente! Conhecemos a pista desde o ano passado, o que me permite concentrar-me de imediato na afinação da M1 e vamos ver o que podemos fazer. É a corrida em casa do meu companheiro de equipa, pelo que estou animado com a grande atmosfera.”

Quem não se lembra dessa briga entre o Lorenzo e o Pedrosa?

A Bridgestone está preparada para a corrida em Jerez, como havia dito anteriormente as fantásticas temperaturas do sul de Espanha em que chega a ultrapassar os 40ºC, torna o trabalho do fornecedor de pneus uma missão de grande responsabilidade embora esse ano a corrida será realizada 1 mês antes em comparação ao ano passado, assegurando assim temperaturas mais frescas para a época.

A composição dos pneus será a mesma do ano passado, frontais médios e duros, e trazeiro macio e médio, os mesmos compostos que no ano passado deu ao Dani Pedrosa o recorde do circuito. Esses mesmos compostos foram usados a duas semanas atrás no Qatar onde a temperatura esteve em torno dos 22ºC.

De acordo com o director de desenvolvimento de pneus da Bridgestone Hirohide Harmashima, o circuito de Jerez com as suas misturas de curvas lentas e rápidas tornam um laboratório de pesquisa perfeito para a marca.

                                              Palavras de Hirohide Hamashima

“É um bom circuito de testes por causa da variedade de curvas e isto faz com que tenhamos de apresentar um pneu muito equilibrado para proporcionar bom comportamento de baixa a alta velocidade e de curvas planas a mudanças de elevação.”

“O desenho não gera cargas elevadas na secção central do pneu frontal e os ombros esquerdo e direito são usados de forma igual, pelo que temos de usar slicks simétricos aqui. O piso é macio, sem ressaltos, o que torna mais fácil as coisas mais fáceis para a secção central do pneu, mas o grão do asfalto é abrasivo.”

“A temperatura da pista durante o fim-de-semana de corrida é historicamente elevada, se bem que este ano a corrida é disputada um mês mais cedo que em 2010, mas juntando isso ao piso abrasivo temos um desafio em termos de durabilidade e desgaste. Mas é verdade que Jerez não é das pistas mais severas no que toca aos pneus. No ano passado a prestação dos pneus foi boa e o Dani assinou o primeiro dos oito novos recordes de melhores voltas do ano passado, o que nos leva a escolher as mesmas borrachas para esta jornada.”

Ok, caro amigo Hirohide! Que nome complicado hein! Vamos esperar até Jerez para comprovar essa maravilha de tecnologia, isso agora me fez lembrar em corridas passadas os Michellin que se desmanchavam nessa pista. Espero que não ocorra o mesmo. Até Breve, nos encontraremos em Jerez.
Anildo Motta

Divulgue. Obrigado.

Share

POSTAGEM ANTERIOR  “CLIQUE”

CORRIDA DO QATAR. CIRCUITO DE LOSAIL

http://desportomotos.blogspot.com/2011/03/motogp-corrida-no-qatar-circuito-de_21.html

.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *