MANUTENÇÃO DA MOTO “Faça você mesmo”

Caros amigos

A vocês amantes das motos e quem possui a sua querida maquina sempre bem tratada e muitas vezes cuidando mais dela do que de si mesmo.

Com todos esses problemas que assolam o mundo, refiro-me a crise económica, nos leva a buscar soluções para poupar-mos o máximo possível e quando se trata das nossas queridas meninas de duas rodas, representam na maioria das vezes as maiores despesas que um motard pode ter principalmente se essas meninas possuem potencia e cilindradas um pouco exageradas, os custos de manutenção aumentam muito mais.

Essa semana estava com um pequeno problema com a minha zx 12r Kawasaki Ninja. O problema era uma fuga de óleo em uma das forquilhas e também o rolamento da direção estava precisando ser trocado.



Fazendo uma pequena pesquisa na net no youtube encontrei vídeos que ensinava passo a passo a trocar os retentores. Achei aquilo fantástico, a maneira simples e profissional de como realizavam aquele trabalho e resolvi tirar uma de mecânico e procurar cuidar eu mesmo da minha maquina.

Com esse procedimento além de economizar um bom dinheiro, pelo os meus cálculos, a troca dos retentores e rolamentos que levasse apenas 3 horas na oficina, como cobram 22 euros a hora pode parecer pouco mais 66 euros já dá para fazer uma boa festa com os amigos.

Foi então que entrei na garagem e encarnei a pele de um mecânico.

1ª era arrumar uma forma de colocar a moto imobilizada sobre uma cavalete e como eu não possuía um, resolvi improvisar. Arrumei um pedaço de vergalhão, aqueles ferros usados nas obras para preparar os pilares, medindo aproximadamente 80 cm enfiei por baixo do mono braço e para o apoiar utilizei dos dois lados uma pilha de revistas de motos que possuía em casa. Olha, ficou fantástico, a minha menina com os seus 250 quilos ficou imóvel e bem comportada em cima daquele maravilhoso cavalete improvisado.

Manutenção Kawasaki ZX12R

Manutenção Kawasaki ZX12R

Ok, a 2º fase seria colocar um macaco hidráulico na frente para levantar a moto e poder tirar a roda e as forquilhas. Foi ai que veio a primeira surpresa, a frente era muito baixa e não dava para colocar o macaco. Foi ai que voltei a improvisar de novo. Levantei a roda coloquei-a sobre uma lata de tinta que estava mesmo ao meu lado olhando para me e perguntando se eu queria ajuda, coloquei a roda em cima e lá ficou a moto suspensa, depois tive espaço para colocar o macaco, e foi o que fiz, depois foi levantar um pouco mais a moto usando o macaco para deixar livre a lata e dando um chute nela lá ficou a moto suspensa sobre o macaco. Para não ficar muito alta baixei um pouco a altura do macaco e lá estava a minha menina pontinha para lhe ser retirada as rodas.

Manutenção Kawasaki ZX12R

Manutenção Kawasaki ZX12R

Foi fácil retirar as rodas, quanto a bainha mais fácil ainda com uma pequena dificuldade em chegar a um dos parafusos que me fez trabalhar um pouco mais. Lá estava eu com as duas bainhas da minha menina nas mãos e agora era procura tirar os rolamentos da direção que também foi mais fácil ainda pelo facto dela está sem bainhas e rodas.

Tirei com cuidado e tive a preocupação fotografar as peças nas suas devidas posições para quando for monta-la não haver nenhum engano. Além dessa segurança possuía também o desenho técnico de toda a moto com todas as sua peças e parafuso muito bem especificados que eu havia encontrado na net. Portanto estava tudo sobre controle.

Manutenção Kawasaki ZX12R

Manutenção Kawasaki ZX12R

Manutenção Kawasaki ZX12R

Manutenção Kawasaki ZX12R

Ok, de acordo com o vídeo eu necessitava de uma peça chamada “fork seal drive” para poder colocar os retentores depois de desmontada as bainhas. Um amigo meu conseguiu a peça para me e procurei seguir toda a orientação dada no vídeo. Resultado, fantástico, estava a minha menina com os retentores novos. Quanto ao rolamento da direção comprei uns novos que custou a bagatela de 6 euros e os coloquei-os na direção e depois voltei a colocar as bainhas e a roda e tirei finalmente a minha menina daquela situação embaraçosa.

Resultado de tudo isso é que a moto ficou perfeita, eu já não sabia o que era uma direção nova, extremamente macia e leve, até estranhava de inicio a sensação de tanta leveza e equilíbrio.

A mensagem que quero passar aos amigos é que ao efetuar essa missão, tive momentos fantástico de descontração e curiosidade e uma certo nível de adrenalina, a experiência foi ótima e ainda economizando uma boa grana para gastar em gasolina e umas boas cervejas. É certo que eu estava preparado para se a coisa ficasse “preta” apanhava a minha bichinha toda desmontava e levava para a oficina para receber cuidados profissionais, mais felizmente estive longe disso. Espero que tenham gostado da minha experiência e ela sirva para incentiva-los também. Um abraço a todos e boas curvas.

Manutenção Kawasaki ZX12R

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